quinta-feira, 21 de junho de 2012

Matriz da prova de acesso ao 6º grau (atualizada)


Cotações CONTEÚDOS OBJETIVOS
14 pontos Reconhecimento auditivo de intervalos. O aluno deve ser capaz de reconhecer auditivamente
os intervalos, em qualquer circunstância.
14 pontos Reconhecimento auditivo de acordes. O aluno deve ser capaz de reconhecer auditivamente
os acordes, em qualquer circunstância.
12 pontos Reconhecimento auditivo de Cadências. O aluno deve ser capaz de reconhecer auditivamente
as cadências, em qualquer circunstância.
28 pontos Ditados Rítmicos a uma e duas partes. O aluno deve ser capaz descodificar e escrever as figuras rítmicas reproduzidas, em divisão binária ou ternária, a uma ou duas partes.
18 pontos Ditado Melódico a duas partes. O aluno deve ser capaz de ouvir e escrever duas
melodias em simultâneo e/ou completar os espaços
vazios.
14 pontos Ditado melódico por memorização. O aluno deve ser capaz de memorizar uma melodia
e depois escrevê-la.
18 pontos Leitura melódica atonal. O aluno deve ser capaz de entoar a sequência
intervalar, escrita em clave de sol ou fá.
20 pontos Leitura melódica tonal. O aluno deve ser capaz de entoar uma melodia
tonal, em modo M ou m, clave de sol ou fá.
36 pontos Leituras rítmicas a uma e duas partes. O aluno deve ser capaz reproduzir lendo, frases
rítmicas em divisão binária e ternária, a uma e duas
partes.
14 pontos Leitura solfejada. O aluno deve ser capaz de reproduzir o nome de
notas e ritmo, em clave de sol, fá ou dó.
12 pontos Transposição melódica, com nome de notas. O aluno deve ser capaz de memorizar uma melodia
com nome de notas e de seguida transpô-la para
outra tonalidade, com nome de notas, de cor.